segunda-feira, 17 de maio de 2010

A ÁFRICA E A COPA 2010

Nossa Constituição determina que não haja preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (CF/88, art.3, inciso IV). Apenas a lei não é suficiente para construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sendo imprescindível à participação de todos no combate a discriminação.

A sociedade, de maneira geral, ignora o preconceito velado que existe contra os descendentes africanos que tiveram uma significativa importância na construção do nosso país. Que todos digamos não ao racismo e que juntos promovamos o respeito mútuo, o respeito ao outro, e a possibilidade de falarmos sobre as diferenças sem medo, sem receio e sem preconceito.

Partindo do pressuposto de uma “democracia racial brasileira” e tendo como motivadores a história, as artes, a música, a dança, o folclore e o artesanato, desenvolveremos atividades das diversas áreas do conhecimento envolvendo-se nos trabalhos, meios de reconhecer e valorizar as contribuições da Cultura Afro Brasileiro e Africana nas relações sociais em nosso país.

Atividade 1: Os negros no Brasil

Cotidiano dos negros na visão de Debret e 2º ano B

Jean Baptiste Debret (Paris França – 18/04/1768 / Paris 1848) viveu no Brasil de 1816 a 1831 a convite do governo português para fundar e ser professor de uma Academia de Belas Artes. Ele e mais de quarenta pessoas, entre pintores paisagistas, escultores, gravadores e arquitetos vieram para esse propósito.
Além de trabalhar para a família real e para os nobres, Debret representou a vidas das pessoas comuns que moravam no rio de janeiro. Em seus desenhos, anotações, rascunhos, pinturas em tela e aquarelas podemos ter ideia de como era a vida brasileira naquela época.
Apropriando-se de imagens de um livro de história do Brasil, a turma do 2º ano B observou atividades que os negros faziam enquanto escravos e após os comentários feitos sobre as injustiças sofridas, de algumas tarefas estranhas ao nosso tempo ou que se perpetuaram, fizeram-se leitura das obras com desenhos e pintura com tinta guache.

Seguidores